sábado, 8 de outubro de 2011

Quem se lembrou do Dia do Professor?

No dia 5 de Outubro,  assinalou-se a implantação da República e também o «Dia do Professor». Apesar de um pouco atrasada, não posso deixar de prestar homenagem a todos os professores. São criticados, mas... o que seria o mundo sem eles????

Este texto que descobri numa revista do Brasil é um Hino ao professor. Aqui fica ele...

O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO
  
Quando...
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista"
Conversa com outros professores, está "malhando" nos alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances dos alunos.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".

É, o professor está sempre errado mas,
se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
   Fonte: Revista do professor de Matemática 36, 1988


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2011

O poeta sueco Tomas Tranströmer é o Prémio Nobel da Literatura de 2011
PÁSSAROS MATINAIS
Desperto o automóvel
que tem o pára-brisas coberto de pólen.
Coloco os óculos de sol.
O canto dos pássaros escurece.

Enquanto isso outro homem compra um diário
na estação de comboio
junto a um grande vagão de carga
completamente vermelho de ferrugem
que cintila ao sol.

Não há vazios por aqui.
Cruza o calor da primavera um corredor frio
por onde alguém entra depressa
e conta que como foi caluniado
até na Direcção.

Por uma parte de trás da paisagem
chega a gralha
negra e branca. Pássaro agoirento.
E o melro que se move em todas as direcções
até que tudo seja um desenho a carvão,
salvo a roupa branca na corda de estender:
um coro da Palestina:

Não há vazios por aqui.
É fantástico sentir como cresce o meu poema
enquanto me vou encolhendo
Cresce, ocupa o meu lugar.

Desloca-me.
Expulsa-me do ninho.
O poema está pronto.

(1966)

sábado, 1 de outubro de 2011

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Transcrevo o que é anunciado no blog da RBE:
 
Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a vida é o lema sob o qual decorrerá a celebração, em Portugal, do mês internacional da biblioteca escolar, correspondendo ao tema definido para este ano pela IASLSchool Libraries Empower Learners for Life.



LER

Não posso deixar de publicar esta imagem a propósito das BE's:

adorolerBoas leituras. Podem ser digitais, mas leiam...e... apreciem!

Mês das Bibliotecas Escolares

Começa hoje o mês das bibliotecas escolares. Para nós, todos os dias do ano são motivo de comemoração da sua importância porque é isso que sentimos. Todavia, devemos relembrar esta realidade com mais intensidade durante o mês de outubro.
Vamos fazer um mural digital , mostrando, neste blog, o que as BE's significam para nós.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia Europeu das Línguas

Dia 26 de Setembro, assinalámos o Dia Europeu das Línguas, indo a todas as salas fazer um teste sobre a temática... Ouvir, Falar, Reconhecer idiomas e Aprender foram as palavras de ordem. O Plurilinguísmo é uma realidade e temos, devemos, aprender línguas e desenvolver a consciência plurilinguística...

Outono...

O Outono começou mas, como o colega Rosendo disse, é preciso deixar o Sol entrar na nossa vida e não nos fecharmos!... Claro que ainda é mais fácil se formos à BE do A.E. Fermentelos!

Enigmas

Ainda a propósito de Agatha Christie, propõe-se a todos a elaboração (criativa) de enigmas para as nossas celulazinhas cinzentas (não do Poirot) trabalharem...

Autora do mês

Dia 15 de Setembro fez anos que a poderosa e incomparável Agatha Christie nasceu... Realmente, escrever como ela escreveu e na época em que o fez... é preciso talento e coragem. Gostei de saber que ela fez da vida dela também "um filme" de suspense... desapareceu, ninguém sabia dela e ela num hotel a viver com outro nome... É ela o autor de destaque na nossa BE durante este mês.

Recepção aos alunos

A BE acolheu, de modo, especial, os alunos do 5.º ano e os respectivos pais, com uma actividade denominada: A folha…
Partindo de uma simples folha de rascunho, levámos alunos e pais a uma viagem pelo mundo da criatividade, da poesia, da leitura e da escrita. Deu-se, assim, início ao 1.º concurso do ano, dinamizado pela BE: Retalhos da vida numa folha de papel…