domingo, 9 de outubro de 2011

Dia mundial da saúde mental

Dia Mundial da Saúde Mental - 10 de Outubro


A Constituição da Organização Mundial da Saúde menciona os aspectos físicos, mentais e sociais do nosso bem-estar, da nossa saúde, estando todos estreitamente relacionados entre si. É certo que não pode haver saúde total sem saúde mental.

Os problemas de saúde mental mais frequentes são a depressão, os distúrbios de ansiedade / pânico, dependência de drogas, perturbações psicóticas, como a esquizofrenia, demências, stress continuado, entre outros.
Estima-se que, em cada 100 pessoas, 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave.

Por isso... AJUDAR E NÃO DESPREZAR é o lema... nunca se sabe se não seremos atingidos!
O espectacular design gráfico do cartaz, elaborado pelo colega João Paulo Fonseca, espelha bem esta realidade e faz-nos pensar...

Alguns não entendem como a vida funciona. Procuram desesperadamente uma explicação para tudo e esquecem de entender a si mesmos. (Gustavo de Assis)

 

Ao longo da vida, todos nós podemos ser afectados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases, como a entrada na escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento, ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de familiar próximo, o divórcio, o desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental. Factores genéticos, infecciosos ou traumáticos podem também estar na origem de doenças mentais graves.
As pessoas afectadas por problemas de saúde mental são muitas vezes incompreendidas, e até marginalizadas, devido a falsas ideias como: quem tem estes problemas é fraco de espírito, as doenças mentais são fruto da imaginação, as doenças mentais não têm cura

Sem comentários: